Ficar tanto tempo no aeroporto tem suas ‘vantagens’

A maratona começou na quarta-feira quando saí de CWB às 20h20. Cheguei em Guarulhos e embarquei às 4h25 na quinta-feira (consegui ficar acordada). Cheguei em Istambul às 22h horário local (5h a mais que no Brasil). E parti para Budapeste na sexta-feira às 11h55, chegando 12h55 (-1h de Istambul).

E como no aeroporto de Istambul fiquei mais tempo, consegui observar mais!!
Foi fácil começar admirando sua grandeza e luminosidade, e confessar que descer em terras turcas pela primeira vez, foi bem curioso!!
Começando pela minha entrada um pouco confusa, desde a descida da aeronave até a entrada no saguão. Sorte que é bem sinalizado, porque não dá para depender do pessoal local, que não são muito simpáticos e quase não sorriem parecendo que a todo momento estão brigando, pelo tom alto de suas vozes.

Passei no raio x novamente e entrei no ‘shopping com aeroporto’ (é, e não ao contrário). Pé direito enorme, um perfume muito agradável no ar e vários duty free para ajudar a passar o tempo. Lindos locais para comer e beber, pela arquitetura e desig, e pela diversidade de doces, sorvete e cafés turco. Realmente um lugar para ‘bater perna’ e ficar algumas horas, bem à vontade.

E os passageiros? Esses são um capítulo a parte. Vou contar.
Vi de tudo!! Brasileiras comprando bugigangas, duas americanas conversando a alguns longos metros de distância uma da outra e rindo tão alto que até eu não me aguentei e ri junto. Lenços coloridos e burcas para todos os lados. Jovens correndo de um lado para o outro. Muitos homens sozinhos, alguns com indicio que perderiam o voo. Pouquíssimas crianças. Mais duas meninas brasileiras sentadas no chão. Dois casais brigando (é, acho que aquilo era uma briga cheia de ‘r’ e ‘x’ nas palavras que foi engraçado). Uma mulher dormindo no chão com meias nos pés de cores diferentes. Um senhor sentado do meu lado às 2h20 lendo um jornal árabe – alguns trechos em voz alta. Senhoras atrás de mim num diálogo turco intenso. E o mais interessante de todos foi um senhor que chegou sozinho, colocou o celular no chão e ficou mexendo o aparelho várias vezes, como se tentasse achar uma ‘posição’ ideal para uma ‘bussola’. Depois de algumas tentativas achou a tal ‘posição correta’, abriu um pacotinho de plástico, tirou um ‘quadradinho’ de madeira e colocou no chão, juntou suas mãos e começou a ‘orar’. Quando surgiu uma funcionária da limpeza do aeroporto e disse que ele estava equivocado, que a posição correta era mais para a direita. Ele olhou surpreso, confirmou o lado com um gesto e a agradeceu. Novamente olhou fixamente para o ‘quadradinho’, juntou as mãos, colocou sobre as orelhas e ajoelhou mais ou menos umas 8 vezes nos 20 minutos que fiquei observado.E por várias vezes, repetia os gestos de erguer as mãos e colocá-las nas orelhas, ovacionando naquela direção. Quando enfim o ritual terminou, agradeceu com os olhos fechados, ajoelhou, pegou o ‘quadradinho’ de madeira, colocou no pacotinho, guardou no bolso, vestiu os sapatos, pegou seus pertences do chão e saiu resmungando algo.
Conforme ele foi indo, pensei na disponibilidade, na grandiosidade de todo o ritual e na fé, quando continuei olhando ele indo através do vidro, imaginei como seria a rotina desse senhor. E como é a vida das muitas outras pessoas que esbarrei por esse aeroporto hoje.
Tantas histórias, crenças, qualidades, defeitos e jeitos que lá no fundo, são muito parecidas, com os mesmo propósitos, ideais e objetivos, com uma única diferença: alguns KMs de distância.

Por essas e por outras coisas que agradeço por estar só começando!!

Veja as fotos que complementam essa história lá no Facebook.


2 comentários sobre “Ficar tanto tempo no aeroporto tem suas ‘vantagens’

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s