A falta de coragem causa perda de momentos incríveis!!

Vá!! Não permita que o medo te bloqueie.
Aliás, ter medo de quê mesmo?

Quando o assunto é viajar, algumas pessoas comentam que não vão sozinhas porque tem medo. E fico sem entender bem… afinal, é muito tranqüilo fazer qualquer viagem só!! Acredite!!

Bom, mas vamos pensar juntos, qual o medo exatamente:

– não fala o idioma local ou o inglês?
E se eu te disser que você consegue se virar bem sem dominar a língua, utilizando de outros meios: tradutor offline e dicionários. Interpretando placas e sinais. Uma boa mímica também funciona. E aquele belo sorriso abre muitas portas e fica muito mais fácil ‘convencer’ uma pessoa a te ajudar. E muitas vezes, uma palavra que você fale, a pessoa que está escutando já vai entender… cidades turísticas tem muito disso!

– a falta de dinheiro?
Pode ser o primeiro pensamento logo no início, mas sugiro que leia sobre possibilidades de gastar pouco, viajando muito. Sabia também que é possível hospedar-se free em troca de trabalho?

– não ter com quem conversar?
Pense em outras alternativas para se distrair: livros, jogos… e não se feche. Explore os moradores locais e aqueles que conhecem bem a cidade, com certeza ficará sabendo de mais detalhes e histórias que você nem imaginava. Hospede-se em hostel e nunca ficará sozinho(a). Abra portas puxando uma conversa, mesmo que não domine o idioma, sempre vai ter alguém na mesma situação que a sua.

– o que as pessoas vão pensar?
Você espera a aprovação de amigos e familiares para viajar e eles te criticam e te enchem de perguntas, e até te fazem pensar que não está fazendo a coisa certa? Te digo que todos que viajam já passaram por algo parecido.
E o que eu tenho a dizer sobre isso? Não ligue, porque logo eles vão achar sua ideia sensacional e vão te admirar pela sua coragem. Você demonstrará tanta felicidade viajando que eles vão pensar em fazer o mesmo, afinal, quem faz a sua vida valer a pena é você. Só você!

– será que conseguirei entrar em outro país sozinho(a)?
Sim, você vai conseguir! Tem muita gente nos aeroportos, prontos para ajudar e dar informação.
Sugiro que a primeira viagem, para adquirir segurança e experiencia, você escolha um país que fale seu idioma. Assim vai vendo como tudo funciona. Depois ficará tão confiante que conseguirá chegar em qualquer continente. Tudo isso para você entender que é possível se virar onde você menos espera.

– se eu ficar doente?
Nunca viaje sem seguro, leia bem todas as coberturas da apólice e opte por aquele que, de onde estiver, seja fácil entrar em contato, para que seja atendido na hora quando precisar. Cuide da alimentação. Não se arrisque em atividades mais radicais (principalmente se não tiver acostumado(a). Procure levar alguns remédios que esteja acostumado(a) tomar, pelo menos o ‘básico’ para algumas necessidades imediatas. Mas, uma grande parte dos seguros até isso tem: médico que vão até você e com remédios.

– e se eu me perder?
Você vai se achar! Mapas são ótimos guias – para isso que eles servem – rabisque, anote e estude os locais que quer ir antes de embarcar.
Procure pontos de informação turística, eles estão preparados para atender bem.
Use como referência, os funcionários do hostel. Eles, se duvidar, vão passear com você.

Dicas para se convencer que viajar é a melhor coisa que existe:
Leia blogs de viagem, entre em grupos, envie mensagem, converse com quem já foi, anote tudo. Isso vai te deixar mais confiante.
Leve anotado algumas palavras chaves com o idioma local (e inglês) em um papel.
Não dependa nunca de outra pessoa-amigo-familiar-conhecido para fazer a viagem que você deseja. Talvez para ele não seja prioridade ou não tenha a mesma disponibilidade que a sua, te atrapalhando ou não deixando você concluir a sua.
Faça sua viagem valer a pena, para isso, não tenha vergonha. Com certeza você não é a única pessoa que passou por isso.
Perrengues fazem parte… sem eles a viagem não terá graça alguma!!
Pergunte, mesmo que seja repetitivo. Uma dúvida totalmente esclarecida é meio caminho andado e a chance de gerar retrabalho, é muito menor. Ganhe tempo.
Depois que você faz a primeira, tenho certeza que sua vontade de viajar mais, só vai aumentar.
Vá com roupas adequadas, mochila leve e coisas que realmente sejam úteis. Cuide com peso e volume.
Lembre-se das suas prioridades, objetivos, metas e corra atrás deles.
Seja feliz sempre!!
E boa viagem!

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s